Confira como foi o evento de lançamento do livro Megatendências Mundiais 2040

O lançamento do livro Megatendências Mundiais 2040, aconteceu na última quarta-feira, 31/05, no Ministério do Planejamento e Orçamento. O evento contou com a presença da secretária de Planejamento, Leany Lemos, o Reitor da Universidade Católica de Brasília, Carlos Longo e representantes políticos, empresariais e acadêmicos.

A Drª Elaine Marcial fez uma apresentação das megatendências identificadas durante pesquisa, no qual integram os capítulos presentes no livro. Após a palestra, Elaine fez um agradecimento aos autores participantes e comentou sobre o suporte dado pela SocialPort nas pesquisas realizadas.

Perguntas e autógrafos foram convidados a mesa dois autores representantes, Márcio Gimene, Economista, Doutor em Geografia, Analista de Planejamento e Orçamento e o especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI, Marcello José Pio.

O estudo foi coordenado pela especialista em cenários prospectivos, Drª Elaine Marcial e para a organização do livro, ela contou com o apoio do especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI, Marcello José Pio. O livro é composto por 23 capítulos que justificam as megatendências identificadas, e para sua redação contou com a participação de pesquisadores colaboradores do NEP-UCB e outros especialistas convidados.

Baixe aqui a versão digital do livro

Confira as fotos do evento

Acesse aqui a apresentação em slides da professora Drª Elaine Marcial

Sobre os autores


Elaine C. Marcial, Doutorado em Ciência da Informação, especialista em estudos de futuro e inteligência competitiva, Professora do Mestrado na Universidade Católica de Brasília (UCB) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos na Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).


Marcello José Pio, Doutor em Ciências, especialista em estudos de futuro. Responsável pelos estudos de prospectiva do Observatório Nacional da Indústria (CNI), pesquisador convidado do Grupo de Pesquisas e Estudos Prospectivos da UCB (NEP/UCB), e pesquisador associado do Centro Internacional para el Desarrollo Sostenible do Panamá (CIDES).


Alessandro Pinheiro Maia, Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador no IBGE das Pesquisas Econômicas Anuais e Temáticas. Professor Colaborador do Instituto de Economia da UFRJ, Professor Colaborador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e Membro do Comitê de Experts em Estatísticas Econômicas e de Comércio da ONU.


Amilcar Augusto Gouveia Filho, engenheiro eletrônico e de produção pela Faculdade Engenharia Industrial, com mais de 50 anos de atividades em Automação Industrial. Trabalha em Projetos com iluminação e energia fotovoltaica aplicada em Cidades Inteligentes. É membro do grupo de pesquisa CONECTICIDADE Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo.


Anaely Machado, Doutora em economia pela UNB e especialista em mercado de trabalho.

Antonio dos Santos é mestre em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG). Mestre em Ciências Militares pela ECEME. Especialista em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG). Analista de Geopolítica, Segurança e Defesa do Centro de Estudos Estratégicos da ESG. Membro do Grupo de Pesquisas do CNPq – Design de Jogos, Processo Decisório e Cenários Prospectivos.

Ariel Pares é Mestre em Desenvolvimento Econômico, Paris III Sorbonne Nouvelle. Professor da Escola Nacional de Administração Pública. Especialista em planejamento e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos na Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).


Bianca Bonachela de Oliveira, arquiteta e urbanista (FAU-USP), é auditora da certificação AQUA-HQE de edificações sustentáveis e inspetora de envoltória em treinamento de PBE Edifica, no Setor de Certificação e Inspeção em Sustentabilidade e Eficiência Energética na Construção Civil da Fundação Vanzolini. Possui pesquisas no campo de políticas de inserção de vegetação em cidades e microclima urbano.


Camila Ferraz é economista (USP) e mestre em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ, com experiência em estudos socioeconômicos e planejamento estratégico baseado em cenários em instituições públicas e privadas. Na EPE desde 2015, vem atuando nas agendas de inovação e transição energética e exerce, desde agosto de 2022, a função de assessora da presidência na área de Planejamento Estratégico.


Clarice Kobayashi, Engenheira Elétrica, mestranda em Governança, Tecnologia e Inovação e pós-graduada em Gestão de Conhecimento. Atua em planejamento de longo prazo, processo prospectivo e cenários futuros em transformações territoriais em Arranjos Produtivos Locais APL e urbanas em cidades sustentáveis e inteligentes. Coordena o subgrupo Planejamento de Longo Prazo em Cidades Inteligentes no CONECTICIDADE.


Claudio Olany Alencar de Oliveira, militar da reserva da Força Aérea Brasileira e engenheiro com especialização e experiência em Engenharia de Sistemas Espaciais. Atualmente é COO da Orion AST e CEO na SpaceXC. Trabalhou no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), no Centro Espacial de Alcântara (CEA), na Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e na Spaceport Brasil como COO.


Fausto Oliveira, Jornalista especializado em tecnologias industriais e infraestrutura.


Giovanni Hideki Chinaglia Okado é Professor Assistente de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEPSI-Irel/UnB) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Relações
Internacionais da PUC Goiás.


Gustavo Naciff de Andrade é especialista em Engenharia Econômica e Financeira, além de mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Na EPE desde 2008, Gustavo Naciff atualmente desempenha a função de superintendente adjunto na Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos, atuando em temas como desenho de mercado, inovação no setor de energia, avaliações econômicas, cenários de longo prazo, entre outros.


Henrique Cordeiro, mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação (UCB), MBA em Gestão e Governança de TI, especialização em análise de sistemas. Assessor de TI no Banco do Brasil onde desenvolve softwares de gerenciamento de informações em apoio à gestão de TI e à tomada de decisão. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos na Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).


João Tibouillet Marcial de Menezes é Engenheiro de Redes de Comunicação e sócio fundador da SocialPort.

Juliano Antônio Sebben é Especialista de Desenvolvimento Industrial do Observatório Nacional da Indústria da CNI.


Lívia A. Torres, Mestre em Administração Estratégica, Mestre em Marketing. Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).


Marcelo Schneck de Paula Pessôa é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP desde 1987. Possui graduação, mestrado e doutorado na área de eletrônica e livre docência e Gestão da Tecnologia da Informação. É o coordenador do grupo de pesquisa CONECTICIDADE que tem por objetivo estudar cidades e regiões habitadas com uma visão sistêmica para realizar análises, planejamento e aplicações de tecnologias e processos para a configuração de cidades inteligentes e
sustentáveis.


Márcio Gimene, Economista, Doutor em Geografia, Analista de Planejamento e Orçamento. Marcondes M. De Araujo, Analista Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Mestre em Tecnologia Ambiental, Doutorando em Educação em Ciências. Expertise: Inovação e Empreendedorismo, Sustentabilidade, Bioeconomia, Convergência Tecnológica.


Marcos Aurélio Santiago Françozo é Analista de inteligência estratégica em temas relacionados à ciência, tecnologia e política na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). É pesquisador voluntário no Núcleo de Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília, trabalhando com estudos de futuro, geopolítica e foresight. Mestre, pela Universidade de Brasília (UnB), em Relações Internacionais, e mestre na Escola de Guerra Naval (EGN) da Marinha do Brasil, com foco em defesa, governança e segurança marítimas.


Maria Laura Fogaça Zei, arquiteta e urbanista, sócia da Alma Prima Inc. Mestra em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e pós-graduada em Gestão Ambiental. É Head de conceito e arquiteta responsável pelo setor de investimentos com retrofit. É membro do grupo de pesquisa CONECTICIDADE Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo. Mário Monteiro Andrade Filho é pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos na Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).

Professora Doutora Rita de Cássia Giraldi, Arquiteta e Urbanista, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação e Livre Docência na EACH-USP e professora de Pós-Graduação em Estética e História das Artes (MAC – USP). Especialista em estudos sobre Cidades Inteligentes e Qualidade de Vida.

Rafael Silva e Sousa é Analista de Desenvolvimento Industrial do Observatório Nacional da Indústria da CNI

Thiago V. Barbosa, Economista efetivo do Ministério da Cidadania, Mestre em Relações Internacionais.


Thomaz Fronzaglia, Analista da Superintendência de Estratégia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Doutor em Política Científica e Tecnológica. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *