“Creating the future: The use and misuse of scenarios” – Resenha crítica

Por Rafaella Sales Autores: Michel Godet; Fabrice Roubelat. Fonte: Long Range Planning. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0024-6301(96)00004-0 Referência: GODET, M.; ROUBELAT, F. Creating the future: The use and misuse of scenarios. Long Range Planning, v. 29, n. 2, p. 164-171, abr. 1996. 1          Objetivos da Pesquisa O propósito deste trabalho é fundamentar a eficácia dos cenários …

A expansão e os desafios enfrentados para a implementação de datacenters no Brasil 

Segundo o professor da Universidade Federal Rural do Semiárido, Judson da Cruz Gurgel, o Brasil oferece todas as vantagens necessária para o funcionamento de datacenter no país O Brasil tem um potencial enorme para estar na dianteira da indústria de datacenters graças às vantagens climáticas do país. Data centers são locais físicos que armazenam todos …

Lançamento do Projeto SES2060: cuidando de você

Por Elaine Marcial No dia 4 de fevereiro de 2026, no auditório da FEPECS, em Brasília, ocorreu o lançamento do projeto “SES2060: cuidando de você”. Iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o projeto visa construir cenários exploratórios que orientem o modelo de gestão, a atenção à saúde e a priorização …

Vença a concorrência antecipando disrupções: como escolher os métodos certos para decisões de alto impacto

Por Elaine C. Marcial Na conjuntura atual, a capacidade de antecipar mudanças não é mais um diferencial, mas um requisito de sobrevivência para as organizações. No entanto, muitas ainda baseiam suas estratégias na intuição ou em ferramentas isoladas que, efetivamente, não fornecem as informações de que os tomadores de decisão necessitam para tomar a decisão …

How are foresight methods selected? – Resenha Crítica

Por Rafaella Sales Autores: Rafael Popper Disponível em: https://www.emerald.com/fs/article-abstract/10/6/62/93920/How-are-foresight-methods-selected?redirectedFrom=fulltext Referência: Popper, R. (2008). How are foresight methods selected? Foresight, 10(6), 62–89. DOI: 10.1108/14636680810918586.   1          Objetivo da pesquisa O propósito central reside na inquirição e análise do processo empírico de seleção de metodologias empregadas em exercícios de foresight toda em escala global. O estudo …

Foresight não é adivinhar o futuro, é construir o presente. Sua empresa está pronta para o futuro?

Por Elaine C. Marcial Sua organização investe ou pensa em investir em foresight? O artigo “Alcances, Limites e Antinomias de Métodos e Técnicas em Cenários Prospectivos”, cuja referência encontra-se ao final deste texto, pode ajudar. O artigo apresenta contribuições valiosas para organizações que desejam investir em foresight e planejamento por cenários. Ele vai além de …

“Alcances, Limites e Antinomias de Métodos e Técnicas em Cenários Prospectivos” – Resenha crítica

Por Rafaella Sales Autores: Samuel Alves Soares; Jéssica Girão Florêncio; Jonathan de Araújo de Assis; Kimberly Digolin; Raquel Gontijo; Ronaldo Montesano Canesin. Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8964 Referência: SOARES, S. A. et al. Alcances, limites e antonímias de métodos e técnicas em cenários prospectivos. Brasília: Ipea, 2019. 61 p. (Texto …

O Futuro não se prevê, se constrói. Você está preparado para a próxima disrupção?

Benchmarking internacional no campo do foresight – Inglaterra Em um mundo marcado por incertezas e mudanças rápidas, o planejamento tradicional já não é suficiente. É nesse ambiente que o foresight se desponta ao redor do mundo como a melhor forma de produção de informação estratégica sobre o futuro, subsidiando processos decisório e de formulação de …

SocialPort e Secretaria de Saúde do Distrito Federal firmam parceria com foco em capacitação em foresight

O processo de capacitação terá duração de sete meses, sendo que cada mês corresponde a uma etapa distinta, com o objetivo de qualificar os profissionais da Secretaria Professora Elaine Marcial durante etapa de capacitação em foresight da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF). Foto: Acervo pessoal “Trabalhamos muito com planejamento estratégico e sempre tivemos …

Elimine o “achismo” estratégico: Como a SocialPort Enterprise otimiza a análise de Motricidade e Dependência

A tomada de decisão estratégica em instituições, empresas e governos não pode ser refém do “achômetro”. A especialista Clarice Kobayashi, Conselheira do Instituto Prospectiva Inspro, detalha como a plataforma SocialPort Enterprise transforma a técnica de Foresight Motricidade e Dependência em um processo rápido e decisivo para sua organização. Clarice Kobayashi destacou que a técnica “Motricidade …