Em novembro de 2022 os servidores do STJ participaram da capacitação de estudos de futuro, ministrado pela Drª Elaine Marcial.
Durante os quatro dias de formação, os participantes puderam aplicar o conhecimento adquirido com as ferramentas da SocialPort Enterprise, sob a questão orientadora, Novas tecnologias tornarão o STJ obsoleto até 2042?. O objetivo era identificar as possibilidades de futuro para a instituição de acordo com as tendências levantadas pelos próprios participantes.
A aplicação dos estudos de futuro dentro das instituições tem diversos benefícios, dentre eles está a ajuda na área de gerenciamento de riscos, já que o levantamento de cenários contribuem com a tomada de decisões estratégicas para eventos que podem vir a ocorrer, tirando o peso do trabalho de contingenciamento.
O servidor, participante da capacitação, da área de Riscos Corporativos e Continuidade de Negócios, Wilmar Barros de Castro, fala sobre as mudanças que o conhecimento dos estudos prospectivos proporciona.
“Temos agora a possibilidade de propor à alta administração, um planejamento estratégico com base em cenários prospectivos. Do ponto de vista prático, os cenários facilitam o entendimento e a “visualização” a todas as partes interessadas/ impactadas.” afirma, Wilmar.
Wilmar fala ainda sobre como a capacitação tem um impacto positivo em seu trabalho.
“Expande a possibilidade de utilização do tema para a área de planejamento estratégico e também para riscos corporativos. O impacto das atividades é positivo!” complementa.
Perguntamos para outra participante, sobre os impactos que os estudos prospectivos teriam em sua área de atuação, a servidora Marina Albuquerque, trabalha com Sustentabilidade e afirmou que a capacitação proporcionou a aquisição de novo conhecimento e que é bom saber que existem ferramentas de planejamento de cenários que podem contribuir para a governança climática.