SocialPort was born from a partnership between engineers and Dr. Elaine Marcial, a recognized expert in the country in the area of scenarios and foresight. Therefore, solutions were developed that met the need to find an organized and targeted space that supported the production of specialized information in a practical and accessible way, connecting people to people and people to knowledge in an easy, practical and portable way.
To make this possible, we divided ourselves into three service fronts: Rede, Enterprise and Academy.
Goals
SocialPort aims to act on three important fronts to generate subsidies that contribute to the formulation of winning plans and the making of strategic decisions, which are:
1) Provide intuitive and responsive tools for collecting and analyzing data inside and/or outside an institution, presenting results in real time and with high automation.
2) Create an environment that has highly relevant and reliable information for access and analysis, with the aim of identifying weak signals and monitoring the environment as a whole.
3) Offer training on building scenarios and using our tools.
Our Brand
The SocialPort name emerged with the aim of bringing together academics on a technological platform, who had common interests. The guidelines used were: social aspect + present and future as something singular + vision and action of a producing agent = SocialPort.
The link between research, action, academics and investors is also in the unity repeated in the logo. They are, therefore, one: the now and the later, the individual and the researcher/investor, there is no space to separate these elements. Here, they are presented together as if they were literally united in one body (repeated logo unit).
The logo had two major challenges: translating the infinite need for the future that is always to come, while allowing conceptual coherence with other projects. Within this potential family of projects, a cube-shaped grid was created which would serve as a skeleton to eventually assemble the Company's visual portfolio.
Equipe
Elaine C. Marcial. Sócia fundadora da SocialPort, é doutora em Ciência da Informação pela UnB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB). É autora de livros e artigos na área de estudos de futuro. Coordenou os projetos como Megatendências mundiais 2030, Brasil 2035, Bibliothinking 2050, Violência e Segurança Pública em 2023, Cenários Pós-COVID-19 e Megatendências 2040. Atua na área de prospectiva desde 1996 e foi agraciada com as medalhas de Honra ao Mérito de Defesa, Ordem do Mérito Militar no grau de Cavaleiro e Medalha Exército Brasileiro. É coordenadora metodológica do Projeto Brasil 2040.
É formado em ciências da computação pela UNIP – Brasília. Estagiou no TRE-DF e trabalhou em uma Startup de edtech, em ambas experiências, desempenhou a função em frontend, tendo também a oportunidade de explorar tarefas de backend. Na SocialPort, é desenvolvedor frontend das soluções SocialPort Enterprise e SocialPort Rede.
É mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, se especializou em Inteligência pela EsIMEX e tem pós-graduação em Inteligência Estratégica, pela Universidade Euroamericana de Brasília e em Gestão Estratégica Corporativa pela Universidade Católica de Brasília. É coautor dos livros Fundamentos da Inteligência Competitiva e Metodologia FIGE, além de possuir artigos publicados na Revista Brasileira de Inteligência a Abin e é o criador da metodologia Análise da Dinâmica de Atores. Atualmente, exerce o trabalho como consultor e professor em Pós-graduação de Inteligência Estratégica e Competitiva.
Graduado em Ciências Econômica pela Universidade Fluminense-UFF, pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes, em Análise de Sistemas pelo IBPI-RJ, MBA em Gestão de Projetos pelo IESB-Brasília, MBA Controller pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Banco do Brasil (BB) nas áreas de planejamento estratégico, de gestão da estratégia (formulação, tradução, monitoramento e controle), de gestão de riscos, de análise de estudos de viabilidade de projetos (EVTEA), de segurança da informação, de gestão de projetos e de planejamento baseado em cenários. Atua na SocialPort como gerente de projetos e gerente financeiro.
Bacharel em Ciência Econômicas e em Tecnologia em Agronegócios. Atuou em diversas organizações como a Hyper Informática; Eventos e Representações Ltda e Caritas Informática na revenda de soluções e produtos; na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, na Gerência de Fiscalização; e na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil na Coordenação de Relações Institucionais, e no Governo do Distrito Federal na área análise de projetos e planejamento. Atualmente atual como diretor de vendas da SocialPort.
Consultor sênior com expertise em Industria de Defesa e Planejamento Operacional. Experiência e gestão, planejamento estratégico, educação e gestão de projetos. Possui diversas condecorações incluindo o Prêmio de Qualidade na Gestão. Foi Superintendente da Fábrica da Estreia/IMBEL e Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Implantou o Escritório de Projetos no Departamento de Educação e Cultura do Exército e Assistente do Escritório de Projetos do Exército. Exerceu o cargo de Presidente-Conselheiro do Conselho Fiscal da Hemobrás. Com conhecimento e experiência em métodos e técnicas de gestão, liderança, sistemas operacionais, segurança, gestão de crises, gestão de riscos, gestão de projetos, logística e planejamento estratégico e tático.