O Futuro não se prevê, se constrói. Você está preparado para a próxima disrupção?

Benchmarking internacional no campo do foresight – Inglaterra

Em um mundo marcado por incertezas e mudanças rápidas, o planejamento tradicional já não é suficiente. É nesse ambiente que o foresight se desponta ao redor do mundo como a melhor forma de produção de informação estratégica sobre o futuro, subsidiando processos decisório e de formulação de estratégia. A SocialPort, representada por sua sócia Elaine Marcial, liderou uma imersão estratégica na Inglaterra para trazer ao Brasil as metodologias de foresight mais avançadas do mundo.

Embora o foco da missão fosse buscar subsídios para aprimorar o foresight no âmbito da Defesa, as lições aprendidas são úteis para todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Os resultados do benchmarking possibilitam o aprimoramento das atividades de foresight, ao identificar as melhores práticas globais em foresight, future literacy (alfabetização para o futuro) e formulação de estratégia com base em cenários (scenario planning).

Destaca-se na visita à Shell seu pioneirismo e capacidade de integração sofisticada entre modelos qualitativos (histórias) e quantitativos (dados), onde os modelos rodam dentro das hipóteses definidas pelos cenários, fornecendo um suporte robusto à decisão de alto nível. Nós, da SocialPort, ajudamos sua empresa a unir a precisão dos dados à força das histórias estratégicas, como a Shell faz há 50 anos.

No caso do GO Science, braço do foresight do primeiro-ministro inglês, ressalta-se a capacidade de governança em rede, ao atuar como o hub central do governo britânico na área, mantendo uma rede orgânica que conecta diversos ministérios, a academia e o setor privado. Desmistificam o planejamento de longo prazo por meio da gamificação, garantindo engajamento e alinhamento. A equipe da SocialPort pode apoiar sua organização a montar e gerenciar redes de foresight e a transformar a visão de longo prazo em vantagem competitiva hoje.

Outra instituição visitada foi o DCDC (Centro de Desenvolvimento, Conceitos e Doutrina)[1], especializado em traduzir tendências globais de longo prazo (30 anos) em conceitos e doutrinas militares aplicáveis no curto e médio prazo. Possui uma rede internacional robusta e programas de estágio para jovens para “oxigenar” visões de futuro. Nós, da SocialPort, fornecemos suporte à sua organização na identificação das megatendências que impactarão seu negócio e na transformação dessas informações sobre o futuro em vantagem competitiva.

Foresight4Food[2] foi a iniciativa internacional no campo dos sistemas alimentares visitada, que oferece às organizações conhecimento especializado em cenários e foresight no setor agroalimentar. Conecta, em rede, profissionais de foresight de sistemas alimentares em todo o mundo, promovendo mudanças nos modelos mentais dos stakeholders e criando caminhos práticos para a sustentabilidade. A equipe da SocialPort pode apoiar sua organização a “re-perceber” o ambiente e a trilhar práticas de sustentabilidade que irão fortalecer sua imagem institucional.

King’s College é uma faculdade inglesa cuja área de foresight busca produzir impacto social e político. Isso ocorre porque a excelência acadêmica é medida pelo impacto real nas políticas públicas e na sociedade, e não apenas pelas publicações científicas. Mantém parcerias permanentes com o governo britânico para o desenvolvimento de projetos estratégicos.

As principais lições aprendidas foram:

  • Processo: Todas as instituições enfatizam que o processo de construção do pensamento sobre o futuro é mais valioso do que o relatório final, pois desenvolve competências críticas nas equipes.
  • Multidisciplinaridade: A eficácia dos estudos depende de equipes com backgrounds diversos e da participação de especialistas externos para reduzir vieses.
  • Liderança antecipativa: O maior valor do foresight é a transformação da forma como os decisores enxergam o mundo sob novas lentes que contribuam para a formulação de estratégias vencedoras, abandonando a postura reativa e passando a adotar uma postura proativa.
  • Institucionalização: O sucesso britânico decorre de um forte suporte político (como o do Gabinete do Primeiro-Ministro) e da manutenção de redes colaborativas permanentes.

·         Antecipação: a antecipação estratégica fornecida pelo foresight, ao identificar “sementes de futuro” antes que elas se tornem riscos críticos, possibilita mais do que reagir a crises, mas estar preparado para elas e até tomar proveito delas.

  • Redes de colaboração: Instituições como o DCDC e o GO Science mostram que o futuro se pensa em rede, conectando especialistas e tecnologia para resolver problemas complexos.

Os achados servem como guia para organizações públicas ou privadas. Além disso, as práticas de future literacy podem ser estendidas para criar capacidades organizacionais para lidar com ambientes de alta incerteza e turbulentos.

Confira o conteúdo completo do relatório no link a seguir: RTC Visita de benchmarking internacional Inglaterra_PROCAD-DEFESA_FINAL.pdf

O futuro nos reserva um infinito de possibilidades. A SocialPort constrói com você as melhores.

Sua estratégia atual sobreviverá a uma disrupção amanhã? Agende uma sessão de diagnóstico com a SocialPort. Juntos poderemos transformar a incerteza em vantagem competitiva para a sua organização por meio do foresight e do planejamento por cenários.

[contato@socialport.com.br]

SocialPort – Difundindo o Foresight no Brasil.


[1] O DCDC, a época era o think tank estratégico do Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD) para o desenvolvimento de ideias, conceitos e doutrinas de defesa para o futuro. Em 2024, se tornou o Departamento de Futuros da Defesa e Design de Forças (Defence Futures and Force Design, fazendo parte do novo Integration Design Authority (IDA)).

[2] Foresight4Food a iniciativa está lotada na Universidade de Oxford, e apoia os processos de transformação do sistema alimentar. Destaca-se por sua abordagem sistêmica, focada na transformação de sistemas complexos (como o alimentar),

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *