Evento em comemoração ao lançamento do livro – Cenários Brasil 2045, contou com a presença de escritores e convidados 

Escritores e co-organizadores do livro – Cenários Brasil 2045, posando para foto durante evento de lançamento do mesmo. Foto: Acervo Pessoal

Na última quinta-feira (03/07 a noite) ocorreu o lançamento do livro – Cenários Brasil 2045, no Ernesto Cafés Especiais, cafeteria localizada em Brasília, Asa Norte. O evento contou com a presença dos coorganizadores e escritores do livro e convidados. A SocialPort foi uma das apoiadoras da pesquisa e patrocinadora do livro.

A coordenadora metodológica do projeto Brasil 2045, uma das organizadoras, autora de capítulos e é sócia da SocialPort, Elaine Marcial, destacou a satisfação com o projeto concluído e materializado no lançamento do livro. “O esforço para a sua construção foi grande, foram envolvidos quase 300 experts e 48 autores que se dedicaram durante seis meses a coletar informações, debater e refletir sobre os possíveis caminhos futuros que poderiam levar ao desenvolvimento sustentável e inclusivo no Brasil.”

Elaine também ressaltou a importância da realização de projetos que levem os brasileiros a refletirem sobre as diversas possibilidades de futuro para o nosso país, os desafios a serem enfrentados e escolherem qual caminho desejam seguir. A organizadora da obra complementa dizendo: “Entretanto, o mais importante é cada um de nós refletir sobre qual será a nossa contribuição nesse processo, pois o futuro é o resultado da contribuição de todos. Todos nós somos agentes de mudança”.

Marcello José Pio – outro organizador da obra e especialista de desenvolvimento industrial na SENAI, declarou estar satisfeito com a realização do livro e expressou o seu desejo de que ele seja utilizado por tomadores de decisão, “a organização nunca é simples, fácil, mas é muito prazeroso porque a gente vê depois de alguns meses o filho pronto” –brincou. “E não é só o livro em si, mas a possibilidade de os tomadores de decisão do país utilizarem ele, e que sirva de norte para Ministérios e governos, independente do partido”, afirmou Marcello.

Em relação ao conteúdo presente no livro, Marcello que assinou o capítulo “Setor de Saúde Brasileiro “acredita que a medicina venha a se tornar de maior qualidade com o auxílio das novas tecnologias, mas tendo que lidar cada vez mais com entraves éticos, “a percepção é que você vai ter uma medicina e um sistema de saúde mais complexo, mas as tecnologias vão permitir diagnósticos cada vez mais precisos (…)”.

Marcello destacou que uma vez que os dilemas morais como manipulação genética, organismos modificados geneticamente, uso de nanotecnologia em medicamentos, sejam superados teremos uma medicina capaz de superar vários dos problemas existentes, “quando as questões éticas forem solucionadas vamos conseguir ter produtos altamente complexos e uma medicina capaz de resolver muitos de nossos problemas”.

Outro organizador da obra, Márcio Gimene – Diretor de Gestão da Informação da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, também responsável por assinar alguns capítulos do livro, comentou em especial sobre dois deles. Em primeiro lugar, Márcio contou à SocialPort o papel de destaque que o Brasil desempenha na integração do continente sul-americano em razão de sua extensão territorial, vasta população, além de seu posto como a décima maior economia do mundo, “não interessa ao Brasil se desenvolver, enquanto sua vizinhança está empobrecida”, o geógrafo destacou que o processo de integração física, produtiva é lento, mas é necessário para o desenvolvimento da região.

Márcio também comentou sobre as desigualdades sociais existentes entre as regiões brasileiras e a possibilidade de se estenderem em razão do desenvolvimento tecnológico desigual,” ainda tem muito a se fazer, em termos de desenvolvimento, nas regiões Norte e Nordeste desde que isso não signifique reforçar o poder político das elites locais que muitas vezes se apropriam dos instrumentos de desenvolvimento regional para manter as suas relações de poder, onde as atividades de baixo poder agregado, que não promovem transformações estruturais são realizadas, então é preciso apostar nessas regiões pensando em novas tecnologias e novas possibilidades de futuro”, afirmou.

O livro – Cenários Brasil 2045 está disponível na íntegra através deste link: https://socialport.com.br/cenarios-brasil-2045/

SocialPort: Difundindo o foresight no Brasil. O futuro nos reserva um infinito de possibilidades. A SocialPort nos garante as melhores

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *