Motricidade e Dependência e a decisão estratégica: entenda como funciona

Este método foi criado no século 20, mais precisamente nos anos 1970, por Michel Godet e o grupo da LIPSOR (Laboratoire d’Investigation en Prospective Stratégique et Organisation) do CNAM.

Motricity and Dependency – dispositivo criado com o objetivo de identificar quais fatores têm maior poder de influência e quais são mais vulneráveis a influências externas. Foto: DIRCOM CNAM – © Sandrine Villain.

Uma determinada organização deseja compreender quais fatores realmente impulsionam ou travam a evolução do seu setor, que são motrizes. Por exemplo: “Quais variáveis/enentos têm maior capacidade de influenciar o futuro da mobilidade urbana no Brasil?” Em contextos complexos, onde tudo está interligado, nem sempre está claro o que é causa e o que é consequência. Por isso, a análise de Motricidade e Dependência ajuda a identificar quais variáveis exercem maior poder de influência e quais são mais dependentes das demais, permitindo destacar os elementos estratégicos que moldam o futuro.

Esse método também pode ser útil quando as organizações necessitam priorizar projetos em ambiente de recursos escasso. O que faço primeiro? Qual devo priorizar? A análise de motricidade e dependência nos vai mostrar quais são os projetos mais motrizes, ou seja, se eu investir neles primeiro, vou economizar tempo e recursos na execução dos demais, pois ele, por si só, já vai solucionar parte do que teria que ser feito nos demais. O mesmo raciocínio é válido para a priorização de objetivos estratégicos ou metas.

A Motricidade e Dependência é uma das ferramentas disponíveis na plataforma SocialPort Enterprise, a qual reúne um toolkit do foresight, contribuindo com a formulação de estratégia com base em cenários ou megatendências, com a tomada de decisão, além de apoiar a realização de horizon scanning.

1             O que é Motricidade e Dependência?

A Motricidade e Dependência é uma das ferramentas ofertadas pela SocialPort Enterprise, plataforma tem por objetivo verificar a capacidade de interferência direta e indireta de em evento V1 nos demais eventos (Vn) que constituem o sistema objeto do estudo. Isso é feito a partir do preenchimento de uma tabela em que o valor de um campo (célula) corresponde à capacidade que o evento descrito na linha tem de influenciar diretamente o evento descrito na coluna.

Este método foi criado no século 20, mais precisamente nos anos 1970, por Michel Godet e o grupo da LIPSOR (Laboratoire d’Investigation en Prospective Stratégique et Organisation) do CNAM. O método foi criado com o objetivo de identificar quais fatores/variáveis/eventos têm maior poder de influência e quais são mais vulneráveis a influências externas (maior dependência do sistema).

2             Por que usar a Motricidade e Dependência?

A utilização desta ferramenta é indicada quando:

  • É necessário identificar as variáveis-chave que impactam ou condicionar o sistema ao longo do tempo.
  • Existe incerteza ou falta de clareza sobre quais fatores têm maior poder de influência e quais são mais impactados pelos demais.
  • Há a necessidade de se priorizar projetos, objetivos estratégicos e metas que gerem eficiência, com redução de custos e tempo e execução dos demais.

Benefícios principais

  • Tomada de melhores decisões.
  • Redução de custos e de tempo.
  • Detecção de influências diretas e indiretas, revelando, inclusive, relações ocultas entre variáveis.
  • Apoio à construção de cenários futuros mais consistentes e fundamentados.

3             Como funciona a ferramenta Motricidade e Dependência utilizando a plataforma SocialPort Enterprise

O uso da plataforma SocialPort Enterprise permite a visualização intuitiva de uma matriz e do gráfico resultante de sua formação, simplificando a análise em contextos complexos.

Os processos, tanto de criação quanto de preenchimento da matriz quadrada formada, foram simplificados e automatizados, conduzindo o respondente a não se perder durante o preenchimento dessa matriz, que pode ser muito grande, dependendo do número de variáveis a serem analisadas.

A estruturação e automatização realizada por meio da SocialPort Enterprise, permite que a matriz possa ser criada, inclusive com a participação à distância, de vários respondentes. As etapas para sua execução na SocialPort Enterprise estão descritas a seguir.

Etapa 1 – Definição das variáveis de interesse

  • O primeiro passo é definir qual o objetivo do uso da avaliação de Motricidade e Dependência.
  • Em seguida, o criador da pesquisa estabelece a lista de variáveis/eventos a serem analisados, que estão relacionados ao objetivo da avaliação, e os introduz na plataforma SocialPort Enterprise.
  • Cada variável é representada por um “card” com título, descrição e sigla, facilitando a visualização na matriz.
  • Define-se o grupo de participantes que irá avaliar as relações de influência entre as variáveis.
  • Encaminha-se a pesquisa por meio do link, gerado ao salvar a pesquisa, ou apresenta-se seu QRCode, para um grupo reunido em um local específico.

Etapa 2 – Preenchimento da matriz

  • Os respondentes são levados a responder, para cada evento, qual a capacidade que ele tem de influenciar na ocorrência dos demais. Para tanto, deverá atribuir valores entre 0 e 3, atribuindo zero quando não houver influência, 1 para influência baixa ou indireta, 2 para uma influência mediana e 3 quando o evento exerce alta influência, quase decisiva, para a ocorrência do outro evento observado.
  • O preenchimento pode ser feito à distância, ou de forma colaborativa. É possível inclusive responder em dispositivos móveis, mesmo quando há a formação de matrizes grandes (ex.: 42×42 variáveis).

Obs.: é possível salvar as respostas antes de terminar de responder à pesquisa, retornado em um momento posterior para finalizá-la, desde que dentro do prazo preestabelecido.

Etapa 3 – Análise no dashboard

  • Por meio do dashboard da SocialPort Enterprise, é possível avaliar, de forma fácil e rápida os resultados calculados automaticamente.
  • A plataforma SocialPort Enterprise calcula automaticamente a motricidade (poder de influência de cada variável sobre todas as outras) e a dependência (grau de influência recebida das demais) e apresenta em seu dashboard.
  • As médias das avaliações são registradas, reduzindo vieses individuais e destacando a percepção coletiva do grupo.
  • A ferramenta também calcula as influências indiretas (quando uma variável impacta outra por meio de uma terceira), aumentando a precisão da análise.
  • A plataforma gera o Gráfico de Motricidade e Dependência, destacando o posicionamento de cada variável nos quadrantes estratégicos:
    • Alta motricidade / baixa dependência → variáveis motrizes, tem poder de movimentar o sistema.
    • Alta motricidade / alta dependência → variáveis de ligação e críticas – altamente instáveis, pois tanto alteram quanto são alteradas pelo sistema.
    • Baixa motricidade / alta dependência → variáveis de resultado ou dependentes do funcionamento do sistema.
    • Baixa motricidade / baixa dependência → variáveis autônomas, não sofrem influência do sistema.
  • Além do gráfico, o dashboard também mostra os resultados específicos de cada uma das variáveis, facilitando a avaliação.

Nessa lista, é também sinalizado em qual quadrante cada variável é classificada além de sinalizar quais são as variáveis classificadas como de pelotão, ou seja, que se posicionaram próximo da linha divisória entre os quadrantes. Essas variáveis necessitam ser avaliadas e reposicionadas nos quadrantes, o que é facilitado pelas estatísticas descritivas apresentadas.

Etapa 4 – Tomada de decisão

  • Após as análises dos resultados apresentados pelo dashboard da SocialPort Enterprise, a análise de decisão será mais embasada, garantindo melhores resultados.

4             Soluções ofertadas pela SocialPort com o uso da Motricidade e Dependência

A ferramenta é aplicada em diferentes contextos de formulação da estratégia, tomada de decisão e foresight, tais como:

  • Formulação da estratégia

Ex.: Identificar variáveis-chave que direcionam o futuro de um setor, contribuindo com a construção de cenários.

Ex.: priorizar objetivos estratégicos motrizes.

  • Gestão de Projetos

Ex.: Entender quais fatores críticos podem acelerar ou bloquear o sucesso de projetos.

Ex.: Quais projetos devo investir primeiro.

  • Análise de desempenho

Ex.: Identificar as variáveis que mais impactam o sucesso do seu negócio.

Ex.: Identificar quais as ações que mais impactam na velocidade dos resultados esperados.

  • Políticas Públicas

Ex.: Mapear quais variáveis têm maior influência e impacto em políticas públicas.

Exemplo no campo das políticas de saúde: Identificar eventos ou ações que mais impactariam no combate à doenças específicas; e priorizar investimentos em saúde.

  • Análise de ambiente e ecossistemas

Ex.: Identificar quais as ações prioritárias para atendimento à agenda ESG que trarão melhores retornos.

5             Diferenciais do uso da Motricidade e Dependência na plataforma SocialPort Enterprise

A SocialPort Enterprise oferece:

  • Interface intuitiva: “cards” tornam a matriz mais visual e simples de interpretar.
  • Acessibilidade: preenchimento otimizado até em grandes matrizes, via computadores ou dispositivos móveis.
  • Cálculo automatizado: motricidade, dependência e influências direta e indiretas são gerados automaticamente.
  • Dashboard interativo: acompanhamento em tempo real com visualização gráfica dos quadrantes estratégicos.
  • Fornecimento de estatísticas descritivas que auxiliam na tomada de decisão, inclusive para reposicionamento de variáveis de pelotão.
  • Exportação completa: relatórios e planilhas consolidadas para análises detalhadas ou integração com outros métodos, tudo gerado automaticamente.

6             Integração com outras soluções ofertadas pela SocialPort

A ferramenta Motricidade e Dependência ganha ainda mais valor quando combinada com:

  • Aprimoramento da tomada de decisão, conjugada com a Matriz de Eisenhower, onde Motricidade e dependência avalia a capacidade de influenciar o sistema e a de Eisenhower do que é mais urgente, além de importante.
  • Construção de Cenários: identificação das variáveis-chave para construir futuros alternativos, ou integrando seus resultados com a ferramenta “Motricidade dos atores”, para a identificação dos atores mais motrizes em um sistema de cenarização.
  • Horizon Scanning: priorizando os sinais fracos identificados que possuem alta capacidade de modificar o sistema, por serem motrizes, ou de alterar variáveis já classificadas como motrizes.
  • Análise de Megatendências: identificando quais as megatendências identificadas são as mais motrizes no sistema avaliado.

Estamos a disposição para apresentar nossas soluções, marque um horário conosco: contato@socialport.com.br.

SocialPort – Difundindo o foresight no Brasil.

O futuro nos reserva um infinito de possibilidades. Nós garantimos que você esteja preparado para elas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *