
O especialista e signatário do capítulo, João Menezes, discorre sobre alguns assuntos pautados no livro. Foto: Reprodução
Um dos capítulos do livro – Cenários Brasil 2045 intitulado “TICS E SUAS TRANSFORMAÇÕES ATÉ 2045” discute possíveis avanços e transformações que o setor pode trazer ao Brasil, sobre isso o especialista e signatário do capítulo, João Menezes, discorre sobre alguns assuntos pautados no livro.
Sobre um dos temas mais discutidos e polêmicos sobre o assunto, regulamentação da inteligência artificial (IA) e da internet como um todo para evitar seu uso criminoso, João acredita que regulamentar talvez não seja o método mais eficaz para solucionar o problema, “o problema é que quando você faz isso e o mundo inteiro não está fazendo, corre-se o risco de ficar para trás”, entretanto o estudioso acredita que deve haver algum nível de controle,“ainda acho que deve existir algum nível de regulamentação mas de que forma nós ainda não achamos”, finalizou.
Um outro tópico bastante controverso é o impacto que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) terão sobre o mercado de trabalho, podendo até mesmo tirar o emprego de milhões de pessoas ao redor do mundo. Para o especialista em TICS já passamos por revoluções parecidas, como a Revolução Industrial, e a resposta para o desafio foi a criação de novos empregos, mas está atual revolução trás um componente diferente em relação a anterior, visto que, se trata para alguns especialistas de uma “automação intelectual”.
“A gente está substituindo anos de estudo de médicos para conseguir fazer um diagnóstico por uma inteligência artificial acessível com a capacidade de ler imagens, estamos falando de advogados que são substituídos por uma máquina que não descansa, não para de ler nunca e é muito menos suscetível a ter erros de correlação ou escrita”, exemplifica Menezes.
Menezes é otimista sobre a questão mas vê a situação como um grande obstáculo a ser enfrentado e uma ameaça a sociedade. Sobre o lugar do Brasil entre o países mais desenvolvidos em relação as TICS, Menezes enxerga o país atrás no âmbito de desenvolvimento e pesquisa “por questões de recurso, acesso e incentivo”, afirmou, mas em uma posição de destaque na área de dar persona às IAs, “uma coisa que a gente cresce é nas personas de inteligência artificial, quando você dá um contexto, você consegue pegar uma IA e criar uma personalidade, uma forma de ser, agir e interpretar o mundo que uma IA tem quando você está conversando com ela”, afirmou o especialista.
O livro – Cenários Brasil 2045 está disponível na íntegra através deste link: https://socialport.com.br/cenarios-brasil-2045/
SocialPort: Difundindo o foresight no Brasil. O futuro nos reserva um infinito de possibilidades. A SocialPort nos garante as melhores