O processo de capacitação terá duração de sete meses, sendo que cada mês corresponde a uma etapa distinta, com o objetivo de qualificar os profissionais da Secretaria

Professora Elaine Marcial durante etapa de capacitação em foresight da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF). Foto: Acervo pessoal
A Socialport firmou uma parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (GDF) com o objetivo de capacitar os servidores da instituição no uso do foresight e de suas técnicas. Graciela Cardoso, assessora da Secretaria de Saúde na área de governança, destacou que a capacitação representa uma oportunidade de ampliar a visão de futuro da Secretaria.
“Trabalhamos muito com planejamento estratégico e sempre tivemos essa visão de querer avançar mais. O GDF possui um planejamento estratégico até 2060, enquanto nossos planejamentos institucionais e normativos são elaborados em ciclos de quatro anos. Acabamos ficando muito focados no médio prazo. Já existia essa vontade de fazer esse trabalho, mas não tínhamos um método nem a capacidade necessária”, pontuou Graciela ao comentar a importância da capacitação para os planos futuros da organização.
A assessora explicou que um dos principais objetivos da parceria com a Socialport é estabelecer diretrizes que apoiem o processo decisório da alta gestão. “O objetivo específico é oferecer uma visão mais estratégica para a Secretaria. Como atuamos na área de governança, buscamos deixar mais claras as diretrizes para o secretário, para os tomadores de decisão e para o alto escalão”, ressaltou.
Sobre o processo de capacitação, iniciado no começo de dezembro, Graciela elogiou a atuação da professora Elaine Marcial e sua didática. “A equipe está gostando muito. Os dois primeiros dias foram muito bem recebidos. É um conteúdo denso, mas, no primeiro momento, ela apresenta os conceitos e, em seguida, já traz as práticas. Trabalhamos com o nosso próprio objeto real, que é a saúde, e isso tem sido muito positivo. A equipe está começando a compreender melhor o tema e o retorno tem sido bastante positivo”, afirmou.
O processo de capacitação terá duração de sete meses, sendo que cada mês corresponde a uma etapa distinta, com o objetivo de qualificar os profissionais da Secretaria. Os encontros acontecem mensalmente, ao longo de dois dias, com duração média de quatro horas por dia, totalizando oito horas por etapa.
Marilza Almeida, Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Saúde do GDF, também destacou a importância da adoção do foresight na prática institucional. “A adoção do foresight traz ganhos importantes para a gestão da saúde pública. Permite ampliar a capacidade de antecipação, identificar tendências e possíveis impactos com antecedência, fortalecer a resiliência institucional e preparar o sistema para cenários complexos”, afirmou.
Em consonância com a visão de Graciela, Marilza ressaltou que o método é fundamental para o planejamento de longo prazo e para o apoio à tomada de decisão. “Além disso, contribui para decisões mais estruturadas, para o planejamento de longo prazo, para a priorização de investimentos e para a inovação em políticas públicas. Com isso, fortalecemos a governança, aumentamos a capacidade de entrega de valor à população e consolidamos uma gestão mais estratégica e orientada ao futuro”, concluiu.
