A digitalização, o envelhecimento da população e preocupação com o meio ambiente, são algumas das tendências que prometem provocar grandes impactos no consumo nos próximos anos, trazendo rupturas e oportunidades.
A tecnologia deverá continuar alterando o modelo atual de consumo, substituído cada vez mais o comércio tradicional pelo digital, potencializando a personalização, a customização e o envolvimento de usuários no processo de criação. O uso de aplicativos em tempo real, a crescente tendência pelo consumo instantâneo, e entregas ultrarrápidas, impulsionarão novos modelos de negócios e uma revolução na logística do varejo. A inteligência artificial, a realidade aumentada, e a realidade virtual prometem gerar novos comportamentos no trabalho, no consumo e no lazer.
O envelhecimento da população deverá ser uma das transformações sociais mais significativas do século, impactando diversos sectores da sociedade como alimentação, habitação, transportes, saúde, turismo, entre outros. O consumo consciente segue sendo um comportamento de destaque nas próximas décadas, a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tendem a demandar mais transparência e novas práticas empresariais, impulsionando o melhor uso dos recursos naturais, a reutilização e economia compartilhada.
Entrevista
SocialPort – Em relação ao tema “Consumidor do futuro”, objeto do seu estudo e segundo a sua opinião, quais os principais eventos que poderão causar os maiores impactos para o desenvolvimento do Brasil?
Lívia Abreu –A digitalização e o envelhecimento da população.
SocialPort –Em relação a esses eventos, quais seriam esses impactos?
Lívia Abreu –A tecnologia deverá continuar alterando o modelo atual de consumo, substituído cada vez mais o comércio tradicional pelo digital, potencializando a personalização, a customização e o envolvimento de usuários no processo de criação, trazendo rupturas e novos modelos de negócios.
O envelhecimento da população é um dos principais drivers do futuro pois o potencial de consumo desse mercado é gigantesco, impactando diversos setores da economia: mercado de saúde, estética, previdência, alimentação, turismo, lazer e medicina, entre outros.
SocialPort –Para você, qual a relevância da participação em projetos desta natureza?
Lívia Abreu –Projetos como esse nos tiram do trabalho automático do dia a dia e nos obrigam a refletir sobre o futuro, algo difícil de ser priorizado em agendas repletas de urgências, mas fundamental para promover decisões mais estratégicas.
Conheça a autora
Mestre em Administração Estratégica (Universidade Salvador), Mestre em Marketing (Universidade Politécnica de Barcelona) e Graduada em Comunicação Social (Universidade Salvador). Trabalha na Superintendência de Estratégia da Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tem experiência em marketing, planejamento e inteligência estratégica. Lecionou marketing e comportamento do consumidor em diferentes faculdades. Atuou por mais de 10 anos com marketing de varejo, tanto em organizações privadas, quanto como consultora do SEBRAE. É pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos Prospectivos da Universidade Católica.