STJ participa de capacitação de estudos de futuro

Em novembro de 2022 os servidores do STJ participaram da capacitação de estudos de futuro, ministrado pela Drª Elaine Marcial.


Durante os quatro dias de formação, os participantes puderam aplicar o conhecimento adquirido com as ferramentas da SocialPort Enterprise, sob a questão orientadora, Novas tecnologias tornarão o STJ obsoleto até 2042?. O objetivo era identificar as possibilidades de futuro para a instituição de acordo com as tendências levantadas pelos próprios participantes.


A aplicação dos estudos de futuro dentro das instituições tem diversos benefícios, dentre eles está a ajuda na área de gerenciamento de riscos, já que o levantamento de cenários contribuem com a tomada de decisões estratégicas para eventos que podem vir a ocorrer, tirando o peso do trabalho de contingenciamento.


O servidor, participante da capacitação, da área de Riscos Corporativos e Continuidade de Negócios, Wilmar Barros de Castro, fala sobre as mudanças que o conhecimento dos estudos prospectivos proporciona.


“Temos agora a possibilidade de propor à alta administração, um planejamento estratégico com base em cenários prospectivos. Do ponto de vista prático, os cenários facilitam o entendimento e a “visualização” a todas as partes interessadas/ impactadas.” afirma, Wilmar.


Wilmar fala ainda sobre como a capacitação tem um impacto positivo em seu trabalho.

“Expande a possibilidade de utilização do tema para a área de planejamento estratégico e também para riscos corporativos. O impacto das atividades é positivo!” complementa.


Perguntamos para outra participante, sobre os impactos que os estudos prospectivos teriam em sua área de atuação, a servidora Marina Albuquerque, trabalha com Sustentabilidade e afirmou que a capacitação proporcionou a aquisição de novo conhecimento e que é bom saber que existem ferramentas de planejamento de cenários que podem contribuir para a governança climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *