Ciclo de Boas Práticas de Planejamento em Prospectiva

Uma iniciativa da Escola de Guerra Naval, no âmbito do Procad-Defesa, no qual a Universidade Católica de Brasília, por meio do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos faz parte

Em sua segunda edição, sendo esta a primeira realizada em Brasília, o evento contou com a apresentação de planejamentos estratégicos aplicados na Defensoria Pública da União, no Exército Brasileiro e na Biblioteca do Ipea.

Com o objetivo de compartilhar práticas de prospectiva voltados à formulação de estratégia em organizações públicas e privadas, destaca-se a importância do desenvolvimento de uma cultura de reflexão sobre as possibilidades de futuro que se apresentam a partir de hoje, tomando como base fatos e dados coletados em fontes confiáveis de informação e junto a experts que se dispõe a refletir sobre essas possibilidades.

Assista a palestra sobre o processo de formulação da estratégia com base em cenários, desenvolvido pela Defensoria Pública da União (DPU), apresentado pela assessora chefe de Planejamento Estratégia e Modernização da Defensoria Pública da União, Vanessa Meireles Barreto.

A segunda palestra foi ministrada por Guilherme Otávio Godinho de Carvalho, do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEX), que está subordinado à 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), responsável por conduzir estudos prospectivos de interesse do Exército e participa da avaliação da conjuntura (nacional e internacional), contribuindo para o alinhamento estratégico entre os objetivos e projetos estratégicos da Força.

A ultima palestra foi do Jhonathan Divino Ferreira dos Santos, que inicia sua fala apresentando o que é uma biblioteca e quais os desafios que esta instituição milenar enfrenta em plena sociedade da informação.

Com o objetivo de entender o contexto atual, em especial a perda de espaço das bibliotecas especializadas da administração pública federal, foi criado o projeto “Biblioteca do Século XXI”, que realizou diversos diagnósticos sintetizados em dois livros e um Texto para Discussão. O objetivo era, além do levantamento do diagnóstico, verificar qual seria o perfil das bibliotecas especializadas da administração pública federal do futuro.

O Relatório Técnico Cientifico da Universidade Católica de Brasília, escrito pela Drª Elaine Marcial, apresenta três estudos de caso de organizações que implementaram e mantém o processo de planejamento por cenários, tendo como objetivo divulgar boas práticas no campo da prospectiva aplicada à formulação de estratégias praticadas por organizações brasileiras. Este estudo está disponível e pode ser acessado abaixo.

2 Comentários

  1. Pingback:Vanessa Barreto: A importância dos cenários e da tecnologia nos trabalhos de prospectiva – SocialPort

  2. Pingback:O uso da tecnologia e dos estudos prospectivos com César Ciuffo – SocialPort

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *