Elaine Marcial fala sobre os desafios que o Brasil pode se deparar, essas megatendências foram encontrados nos estudos realizados
Os dois primeiros capítulos do livro Megatendências mundiais 2040 apresentam os principais resultados obtidos com o estudo. Destacam e descrevem as 12 megatendências que moldarão o mundo até 2040, bem como os oito principais desafios que o Brasil terá que enfrentar, fruto das megatendências identificadas, se quiser atingir o status de país desenvolvido. Venha conhecer quais são essas megatendências mundiais e os desafios para o desenvolvimento do Brasil, no dia 31 de maio, durante o lançamento do nosso livro.
Elaine C. Marcial, Coordenadora do NEP-UCB e uma das organizadoras da obra
SocialPort – Dra. Elaine Marcial, qual a importância de desenvolvermos estudos e pesquisa sobre o futuro e identificarmos megatendências mundiais?
Para formularmos estratégias vencedoras e tomarmos boas decisões necessitamos de informação sobre o futuro. As megatendências são um tipo de informação sobre o futuro que mostram as forças em atuação no ambiente as quais, em sua maioria, teremos que nos adaptar, seja para tirarmos proveitos delas seja para administrarmos os riscos embutidos. A análise dessas megatendências nos leva a refletir sobre os desafios futuros a serem enfrentados para termos sucesso. Como cada organização é única, será impactada de uma forma diferente, demandando análises e formulação de estratégias específicas.
SocialPort – Dra. Elaine Marcial, na sua opinião, qual das megatendências mundiais trará maiores impactos?
Difícil responder a essa questão, pois cada uma delas trás tanto impactos positivos quanto negativos à sociedade. Entretanto, para mim, a que será mais disruptiva será a relacionada a expansão da exploração espacial. Acredito que o desenvolvimento científico e tecnológico advindo da nova corrida espacial será algo que a humanidade ainda não se deu conta.
SocialPort – Dra. Elaine Marcial, na sua opinião, qual dos desafios para o desenvolvimento do Brasil a senhora destacaria como o mais importante?
Outra questão difícil de ser respondida, pois os desafios identificados têm pesos muito semelhantes. Entretanto, eu destacaria dois desafios que impactam dieta ou indiretamente todos os outros: “desenvolver e ofertar as competências exigidas pelo mercado de trabalho à população brasileira” e “reduzir o gap tecnológico existente entre o Brasil e os países desenvolvidos”. Sem educação de qualidade e sem investimentos em ciência, tecnologia e inovação, muito difícil conseguir superar os demais desafios.
Participe do lançamento do Livro Megatendências mundiais 2040 e conheça mais detalhes dessas grandes forças em atuação!
Data: 31 de maio de 2023
Horário: 14h30
Local: Auditório do Ministério do Planejamento e Orçamento – Esplanada dos Ministérios, bloco K – Auditório do Térreo
Programação
14:30 Mesa de abertura
Simone Tebet – Ministra do Planejamento e Orçamento
Prof. Carlos Roberto Juliano Longo – Reitor da Universidade Católica de Brasília
Leany Lemos – Secretaria de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento
Dra. Elaine Marcial – Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB)
15:00 Palestra: Megatendências mundiais 2040
Dra. Elaine Marcial – Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB)
16:15 Coquetel e autógrafos – Momento com os autores