Uma observação do presente e futuro dos estudos estratégicos com o auxílio das ferramentas tecnológicas que vem se desenvolvendo a cada dia mais
Durante o evento Ciclo de Boas Práticas de prospectiva em Planejamento, a jornalista da SocialPort, Mariana Araujo, conversou com alguns dos presentes, sobre a importância da construção dos cenários e da tecnologia como ferramenta auxiliar dos estudos prospectivos. O entrevistado da vez foi o Gerente de Gestão Estratégica da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil, ApexBrasil, César Ciuffo.
Segundo César, a ApexBrasil iniciou neste semestre um processo de planejamento por cenários. “No caso da Agência, nós trabalhamos num ambiente muito complexo que são os dos negócios internacionais, da promoção comercial e da promoção e facilitação de investimentos” diz César. Ele complementa que os cenários prospectivos, hoje são uma ferramenta essencial para se alcançar maior credibilidade à formulação estratégica. “Por isso, investimos nesse trabalho de entender a dinâmica comercial e de investimentos brasileira, as sementes de futuro e como vão se dar esses comportamentos nos próximos 25 anos da Agência” afirma.
Com os diversos ferramentais de prospecção, Ciuffo fala sobre a forma em que a tecnologia faz parte do trabalho, “no caso da Agência, temos acesso a diversos bancos de dados mundiais, onde buscamos essas informações e que nos ajudam na prospecção. Os dados viraram um ativo corporativo, que devem ser tratados como tal.” No caso da ApexBrasil, a tecnologia é voltada para a identificação de oportunidades comerciais e de investimento no mundo inteiro, onde esses bancos de dados auxíliam na construção dos cenários prospectivos.
Sobre o futuro, César destaca que a Agência trabalha junto aos empresários brasileiros e que o esperado é tornar o trabalho de cenarização mais popular, “o nosso sonho é que os cenários prospectivos gerem guias de trabalho onde as empresas brasileiras começam a conhecer melhor o mercado externo, para que possam se internacionalizar, trazer mais divisas e empregos para o Brasil.” Conclui.
Assista a entrevista
César Ciuffo é Gerente de Gestão Estratégica da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (ApexBrasil). O convidado foi entrevistado com o objetivo de tornar os estudos prospectivos mais visíveis e por meio de opinião, identificar a importância da construção dos cenários no processo de formulação de estratégias, como a tecnologia pode auxiliar esse trabalho e quais as ferramentas mais utilizadas.
Neste mesmo evento também foram entrevistados a assessora chefe da DPU, Vanessa Barreto, o Coronel da reserva do Exército Brasileiro, Centro de Estudos Estratégicos – 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, Guilherme Godinho, o servidor público e bibliotecário Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (Ipea), Jhonathan Divino e o especialista em prospectiva do Observatório Nacional da Indústria e pesquisador sênior do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB), Marcello José Pio.
Pingback:Vanessa Barreto: A importância dos cenários e da tecnologia nos trabalhos de prospectiva – SocialPort