Monitoramento da Estratégia: Entenda o que é com Fernando Fernandes

Hoje, o assunto abordado na entrevista ping pong é o Monitoramento. Quem responde as perguntas é o  Coordenador de Capacitação da SocialPort, Fernando Fernandes, que também é responsável pela capacitação na área de Monitoramento da Estratégia.

  1. O que é o Monitoramento da Estratégia?

Tão importante quanto estabelecer a estratégia da organização é realizar o seu monitoramento. Ou seja, o seu acompanhamento.

O mais comum é, após ter-se elaborado as métricas de acompanhamento dos objetivos estratégicos (os indicadores de desempenho),  a alta administração, durante ou após as famosas RAEs (Reuniões de Avaliação da Estratégia) serem informadas de que, pelos mais diversos motivos, determinada etapa da estratégia não está alinhada com o cronograma. Ou não foi iniciada, ou está atrasada e, em alguns casos, está até adiantada, comprometendo assim outras ações ou áreas da organização. 

A explicação está quase sempre nas “insuficiências internas” e/ou por “imponderáveis externos” à entidade, o que torna a situação mais difícil, pois neste caso pouco ou quase nenhum controle se tem sobre a situação.

  1. Como evitar cair nesse tipo de situação?

É preciso deixar claro que o monitoramento da estratégia extrapola o acompanhamento dos indicadores estabelecidos. Estes quase sempre informam uma situação já consumada: a meta está sendo ou não cumprida. E  só então é que se vai tomar providências para a correção de rumo.

O monitoramento da estratégia deve ser entendido e executado como um esforço da organização para se antecipar a fatos e situações que afetarão de maneira significativa o seu negócio. Repito: se antecipar.

  1. Como é feita essa antecipação?

É preciso olhar não só intramuros, mas para eventos e atores externos, cujas consequências ou ações possam, direta ou indiretamente impactar a estratégia da organização. Ou seja, é primordial realizar também – e principalmente – o monitoramento do ambiente. Só assim será possível adotar medidas de forma antecipativa, possibilitando neutralizar ou minimizar impactos negativos, bem como potencializar aquilo que favoreça a consecução de sua visão de futuro.

Portanto, o monitoramento deve ser encarado como uma espécie de radar. Uma área da organização que olhe para além de seus muros e possa identificar, no horizonte, potenciais ameaças e oportunidades, não só à sua estratégia como ao seu negócio em si. E, assim, permitir eventuais correções de rumo que lhe garanta sua existência e relevância.  

  1. O que mais você poderia falar sobre Monitoramento?

É preciso contemplar a área de Planejamento e Gestão com uma Equipe de Monitoramento. Esta, deve estar o mais integrada possível às demais equipes daquela área. A organização que possui uma Equipe de Monitoramento, dificilmente será surpreendida com acontecimentos futuros. 

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